Exibir metadados

CELIBATO INVOLUNTÁRIO: BOLHAS SOCIAIS E TOXICIDADE NA INTERNET


 
Dublin Core Metadados para o PKP Metadados do documento
 
1. Título Título do documento CELIBATO INVOLUNTÁRIO: BOLHAS SOCIAIS E TOXICIDADE NA INTERNET
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Guilherme Carmo Silva; Universidade Federal de São Carlos; Brasil
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Adhriel David Farias Silva
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Juliana Regina Basilio
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Rebeca Borges César
 
2. Autor Nome do Autor, afiliação institucional, país Renato Bellotti Senicato
 
3. Assunto Área(s) do Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas
 
3. Assunto Palavras-chave(s) Chans, redes sociais digitais, misoginia, celibato involuntário, Incel
 
4. Descrição Resumo O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de TCC, que consiste num estudo exploratório sobre redes sociais e construções identitárias na sociedade contemporânea. A pesquisa foi motivada por notícias recentes sobre o fenômeno chamado Incel (involuntary celibacy). Este fenômeno refere-se a grupos de homens que se autodenominam como celibatários involuntários, condição marcada pela privação de relações afetivas e/ou sexuais com mulheres. A vinculação desses homens se dá, principalmente, por meio de redes sociais digitais. O trabalho está dividido em quatro partes: a introdução, que apresenta como o fenômeno Incel despertou o interesse dos autores. Depois, os métodos de procedimento: com base em informações de material jornalístico, o movimento Incel é localizado no tempo e no espaço, numa discussão que aborda o surgimento dos grupos de celibatários involuntários no mundo e as situações que confluem para a sua paulatina mudança até chegar às características atuais. Em seguida, é realizada a discussão sobre as redes sociais e os espaços em que comumente os Incel se encontram: os chans, assim como descritas e analisadas algumas características dos homens que frequentam esses grupos. A expectativa é que o artigo contribua para fomentar informações sobre o movimento Incel.
 
5. Editora Editora, localização
 
6. Contribuidor Patrocínio Programa de Iniciação Científica Voluntária do IFSP
 
7. Data (YYYY-MM-DD) 2021-09-28
 
8. Tipo Situação & gênero Documento avaliado pelos pares
 
8. Tipo Tipo
 
9. Formato Formato do Documento PDF
 
10. Identificador Identificador Universal Único (URI) https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xiiconict/paper/view/7938
 
11. Fonte Título da Revista/conferência; V. N. ano CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia; 12º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP
 
12. Idioma Português=pt pt
 
13. Relacionamento Docs. Sups.
 
14. Cobertura Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.)
 
15. Direitos Direito autoral e permissões Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocà-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentaçÃo inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.