Última alteração: 2021-10-10
Resumo
Neste trabalho projetou-se e construiu-se uma caixa de pedais e aprimorou-se o sistema de freio para veículos BAJA SAE (Society of Automotive Engineers), que é um protótipo fora-de-estrada que deve possuir um sistema seguro e eficiente de frenagem, devido às agressivas condições das provas, as quais o veículo será submetido. O aprimoramento da caixa de pedais do veículo Baja SAE foi necessário, pois o sistema de freio deve ser capaz de travar as 4 rodas simultaneamente, após uma aceleração máxima, durante 30 metros, requisito de segurança exigido pela SAE Brasil. Portanto, este projeto pretendeu solucionar os problemas existente nos projetos antecedentes, com o estudo do sistema de freio e de aceleração, e o dimensionamento correto da caixa de pedais. Com os testes já realizados, o veículo travou as rodas simultaneamente. Também, foi possível reduzir em 10%, o peso do projeto antigo. A nova caixa de pedais também ficou resistência mecânica apropriada para que não ocorra deformações, como na antiga.