Tamanho da fonte:
Cerrado e o ensino da Educação Ambiental entre os anos de 2000 e 2020
Última alteração: 2021-12-02
Resumo
O presente projeto de pesquisa teve como objetivo principal traçar um panorama sobre o uso do bioma cerrado como tema norteador em estudos de Educação Ambiental (EA), juntando-se a outras iniciativas de estado da arte que catalogam certo tema dentro de uma determinada área de conhecimento. Foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais e internacionais entre os anos de 2000 e 2020 e nos anais no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A busca pelos trabalhos ocorreu nas seguintes bases de dados: Scielo, Periódicos CAPES e o sistema de procura do Google Acadêmico os quais foram categorizados e classificados de acordo com os aspectos das áreas de conhecimento. A pesquisa resultou no registro de nove trabalhos científicos encontrados entre os anos 2000 e 2020; desenvolvidos nos ensinos básico e superior sendo a maioria em rede pública. Verificou-se grande variedade didática no ensino da EA, contando com momentos teóricos e práticos, contribuindo para a formação de uma consciência ecológica principalmente nas faixas etárias mais jovens que foram representados por estudantes dos ensinos fundamental e médio.
Palavras-chave
Educação ambiental; cerrado; práticas pedagógicas; sala de aula
Texto completo:
PDF