Conferências do IFSP, 12º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
HORTA AGROECOLÓGICA COMO ESPAÇO-TEMPO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
RAGNER MENEZES DURAND, LEONARDO A. C. CARVALHO, LETÍCIA M. S. SILVA, MICAEL O. DOS SANTOS, SABRINA K. S. VICENTE

Última alteração: 2021-11-05

Resumo


O projeto busca dar continuidade à implementação de uma horta agroecológica em um campus avançado do IFSP. Sua intenção é verificar a possibilidade de trabalhar alguns princípios da agroecologia a partir da investigação do espaço da horta escolar e da agrofloresta em espaço urbano, buscando desnaturalizar pressupostos discentes acerca da agricultura, da biodiversidade e da alimentação. Existente desde 2019, tem se constituído de forma autogestionário desde então, tendo-se transformado a partir de ideias coletivas e adaptações, manteve-se ativo mesmo diante das complicações causadas pela pandemia da COVID-19, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, de interações com iniciativas de agricultura urbana na zona leste do município de São Paulo e com o auxílio de um agrônomo formado na tradição permacultural agroecológica periférica.

Palavras-chave


agroecologia; agricultura urbana periférica; horta escolar; interdisciplinaridade; permacultura.

Texto completo: PDF