Conferências do IFSP, 12º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
DA AUTOBIOGRAFIA À CONSTRUÇÃO DE UMA ENQUETE SOBRE EXPERIÊNCIAS ESCOLARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO ENSINO SUPERIOR
Bianca Leme Teixeira, Juliana Regina Basilio, Renato Belloti Senicato

Última alteração: 2021-10-04

Resumo


O trabalho discute os procedimentos metodológicos empregados numa pesquisa de iniciação científica (em andamento) que tem por objeto a investigação de experiências escolares diversas de estudantes numa mesma instituição, mas em cursos de níveis/modalidades diferentes. A coleta de dados da pesquisa consiste em entrevistas em profundidade com estudantes egressos(as) de um curso técnico concomitante/subsequente e cursistas de graduação buscando correlacionar a sua trajetória social ao seu cotidiano escolar e às oportunidades educacionais a que têm acesso num momento e outro na instituição. A singularidade do trabalho realizado está no fato de que a estudante autora viveu as duas experiências/dois momentos: egressa de curso técnico e cursista de graduação. A sua experiência pessoal foi mobilizada para a construção do roteiro de entrevistas. Para isso, foi realizado um exercício autobiográfico. A discussão aqui apresentada, portanto, trata dos procedimentos adotados para traduzir as questões postas no relato autobiográfico para um roteiro de entrevista semiestruturada. Os resultados (da discussão) apresentados mostram a fertilidade de se trabalhar/considerar a experiência pessoal no ciclo da pesquisa/ na construção das técnicas empregadas para a coleta de dados da pesquisa

Palavras-chave


ensino técnico; ensino superior; oportunidades educacionais; desigualdades sociais; metodologia da pesquisa.

Texto completo: PDF