Conferências do IFSP, 12º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE FÍSICA MODERNA CONTEMPORÂNEA BASEADO EM FICÇÃO CIENTÍFICA
Matheus Kenji Koga, Altemir Antonio Pereira Jr, Luiz Fernando da Costa Zonetti

Última alteração: 2021-10-01

Resumo


Assim como as demais disciplinas de Ciência da Natureza, a Física possui um grande grau de rejeição dos alunos por conta da falta de familiaridade com os assuntos abordados, a linguagem adotada e a complexidade dos conteúdos, fazendo com que o professor que a lecione passe por diversos desafios durante o ano letivo. De acordo com a Teoria de Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, a aprendizagem de um indivíduo deve ser relacionada com seus conhecimentos prévios ou já estabelecidos, que servirão de ancoragem para os novos. Para que o professor consiga buscar conteúdos que os alunos já tenham familiaridade, deve entender quais são os interesses dos mesmos, que no Ensino Médio, estão muito atraídos por filmes, séries, jogos e desenhos. No presente trabalho apresentaremos uma possibilidade de estar utilizando ficção científica no ensino aprendizagem de física no Ensino Médio, como recurso didático alternativo para esta disciplina escolar e como material de apoio para a realização do trabalho utilizaremos o livro” Alice no País do Quantum” como forma de inserir conceitos de física moderna com uma linguagem mais acessível a pessoas que nunca tiveram contato com o conteúdo, despertando nos alunos gosto tanto pela leitura e arte, como pela ciência.

Palavras-chave


Ensino de física moderna e contemporânea, Sequência didática, ensino por analogias.

Texto completo: PDF