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QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE INICIATIVAS PARA INSERÇÃO DE MENINAS NA CIÊNCIA
Última alteração: 2021-10-07
Resumo
Compreendendo a ciência como uma construção cultural sujeita a circunstâncias históricas, na qual as mulheres foram desfavorecidas, é importante que debates sobre gênero, ciência e tecnologia estejam presentes desde a educação básica. Neste trabalho investigativo de natureza qualitativa, fizemos um levantamento bibliográfico acerca das produções sobre iniciativas que visam contribuir para a igualdade de gênero na ciência através de ações em educação não-formal voltadas para estudantes da educação básica. Foram analisadas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e periódicos da última década. Verificamos que as publicações contemplam projetos de extensão universitária que atuam através de clubes de ciências e cursos voltados às áreas científicas específicas. As atividades incluem a divulgação de histórias de mulheres cientistas, monitoria de estudantes de graduação e a utilização das mídias sociais para divulgação das iniciativas. Concluímos que ações de educação não-formal podem contribuir para o avanço da igualdade de gênero na ciência, em especial quando envolve a escola, e realizamos uma proposta de pesquisa neste âmbito.
Palavras-chave
Clube de ciências; Projeto de extensão; Mulheres na ciência
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