Conferências do IFSP, 12º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP

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Maria Firmina dos Reis e Carolina Maria de Jesus em sala de aula: mapeando estratégias didáticas, perfis docentes, impactos na formação estudantil.
Vitoria Fernandes da Silveira, Micael Oliveira dos Santos, , LEONARDO A. C. CARVALHO

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Protagonistas da história da literatura produzidas por mulheres negras no Brasil, Maria Firmina dos Reis e Carolina Maria de Jesus têm atualmente suas vidas e obras revalorizadas pela opinião pública, pelo mercado editorial e pelo sistema de ensino. No que diz respeito a este último, pode-se afirmar que a vigência de leis de valorização de história e cultura afrobrasileira na educação tem papel determinante. Buscando compreender qualitativamente e na prática a maneira como as diretrizes dessas leis impactam o currículo e o cotidiano das escolas, a presente pesquisa pretende mapear experiências didáticas que abordam ambas as autoras na educação básica, investigando quais estratégias didáticas são mobilizadas e seus impactos na formação discente. Para tal, pretende-se entrevistar educadoras que promovem tal conteúdo, observar as salas de aula nas quais ocorrem e organizar grupos focais com estudantes envolvidos para avaliar a eficácia das intervenções.

Palavras-chave


escritoras negras; educação; literatura; decolonialidade; interseccionalidade.

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