Tamanho da fonte:
Vivência no estágio virtual: construção de uma Sequência Didática interativa
Última alteração: 2021-10-05
Resumo
A pandemia do COVID 19 obrigou que as instituições de ensino em todo o país tivessem que adotar o ensino remoto emergencial para dar continuidade ao ano letivo. Consequentemente, professores e estagiários tiveram de se reinventar para dar continuidade às atividades pedagógicas por meio do ensino remoto e com o uso das plataformas digitais. Com isso, a pandemia contribuiu para a utilização das metodologias ativas e as inovações tecnológicas que eram pouco utilizadas. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo relatar a vivência de duas discentes de licenciatura em química que estagiaram em meio a pandemia do COVID-19, inserida em uma escola da rede pública pelo Programa Residência Pedagógica. foi elaborada uma sequência didática temática envolvendo conceitos de química. Para elaboração foi analisada a BNCC e o Currículo de São Paulo. Além disso, as aulas propostas tem como objetivo relacionar o cotidiano dos alunos e a química e, com isso, foram utilizadas as tecnologias ativas para contribuir na aprendizagem efetiva dos alunos. Por fim, foram descritas as considerações das discentes no momento da aplicação desta sequência na escola pública de São José dos Campos.
Palavras-chave
Vivência; estágio; remoto; pandemia; ensino de química.
Texto completo:
PDF