Tamanho da fonte:
INVESTIGANDO COM A LUNA: O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PRESENTE NA ANIMAÇÃO O SHOW DA LUNA
Última alteração: 2021-10-06
Resumo
O seguinte trabalho se realiza a partir da necessidade de desenvolver estratégias inovadoras para a efetivação da alfabetização científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental, incentivando o ensino por investigação e a autonomia da criança por meio de recursos lúdicos. Neste trabalho, analisaremos o desenho animado “O Show da Luna” para identificar as possibilidades de desenvolvimento da curiosidade, da autonomia e da investigação nas crianças. Para a realização do presente estudo, a pesquisa foi dividida em três eixos: o primeiro eixo se relaciona com a seleção de um episódios com conceitos astronômicos. O segundo eixo relaciona a análise desse episódio e o terceiro eixo relaciona a animação com ensino de Ciências por investigação. Para a análise dos episódios, nos valemos das cenas de enunciação de Maingueneau e para relacionar com o Ensino por Investigação, recorremos aos trabalhos de Sasseron e Carvalho. Dessa forma, os resultados esperados da pesquisa pretendem ressaltar a importância do estudo de fenômenos cotidianos no Ensino de Ciências para crianças e a descaracterização do estereótipo dos cientistas. Sendo evidenciados, no desenho animado, por meio de investigações e experimentos realizados no cotidiano, e a representação feminina como protagonista.
Palavras-chave
ensino de ciências; pedagogia; alfabetização científica; desenho animado
Texto completo:
PDF