Conferências do IFSP, 12º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
A VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO NOS TRABALHOS DA ANPED
Ana Carolina Medeiros Gatto Vieira Carvalho, Izabella Mendes Sant'Ana

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Os Institutos Federais têm particularidades institucionais dentre as quais destaca-se a Verticalização de Ensino. Este estudo visa identificar a produção do conhecimento relacionado à “verticalização de ensino”, através de um mapeamento sistemático (FALBO, s/d) dos trabalhos disponíveis nos anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no período de 2008 a 2019. Foram analisados os trabalhos apresentados nos GTs cuja temática apresentava maior proximidade com a Educação Profissional, foram selecionados 53 trabalhos. A partir dos resultados é possível inferir um predomínio da temática da Educação de Jovens e Adultos, há uma concentração de investigações sobre o Ensino Médio Integrado e também uma representatividade de pesquisas sobre políticas públicas em Educação Profissional.

Palavras-chave


Educação Profissional, Ensino Profissional, Articulação de ensino

Texto completo: PDF