Conferências do IFSP, 12º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
JOGO EDUCACIONAL COM FOCO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE ACIONAMENTOS ELÉTRICOS UTILIZANDO A PLATAFORMA UNITY
Guilherme Henrique Rossignoli, Nemésio Freitas Duarte Filho

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Com o avanço da tecnologia surgiram novas alternativas para potencializar o ensino e aprendizagem, os jogos digitais podem ser de grande ajuda nesse aspecto, onde o aprendiz pode aprender e ao mesmo tempo se entreter. Neste contexto, os jogos vêm sendo utilizados em diversas áreas do conhecimento, possibilitando maior flexibilidade e motivação no ensino e treinamento por parte dos aprendizes. Esta disseminação de conhecimento permite apoiar o ensino na área das Engenharias, possibilitando motivar professores, tutores e aprendizes em relação a disciplinas e temas mais teóricos e abstratos. O conhecimento sobre conceitos de acionamentos elétricos é de grande importância em áreas como engenharia elétrica, eletrônica e automação industrial, sendo assim, o apoio à aprendizagem desta disciplina é de grande ajuda, tanto para os alunos quanto para os professores. Deste modo, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo eletrônico educativo com características de RPG visando o auxílio na aprendizagem da disciplina de acionamentos elétricos. A proposta é utilizar personagens e histórias lúdicos, de forma a ensinar o usuário de maneira simples e objetiva, incentivando a utilização dos conhecimentos adquiridos em aula para a resolução de problemas propostos. O projeto está em sua etapa final de desenvolvimento e é esperado que após sua finalização, o jogo seja testado por estudantes de engenharia elétrica juntamente com as análises de docentes especializados da área.


Palavras-chave


Acionamentos elétricos; Unity; Jogos Educacionais; Engenharia Elétrica, RPG.

Texto completo: PDF