Conferências do IFSP, 12º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
IMPACTOS PEDAGÓGICOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NO ENSINO MÉDIO NO IFSP CAMPUS CUBATÃO
Manoella Vitória dos Santos Francisco, Sueli Maria Prada dos Santos Torres

Última alteração: 2021-10-10

Resumo


Com o início da pandemia do novo coronavírus, COVID-19, no Brasil, foi decretado o distanciamento social e, com isso, variados setores foram afetados, dentre eles a educação. Para que não houvesse graves impactos, o sistema educacional, em seus diversos níveis, precisou adotar o ensino remoto para continuar com suas atividades. Os estudantes da Educação Básica, mais especificamente os adolescentes do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Cubatão, tiveram repercussões em seu ensino-aprendizagem. Para avaliar esses impactos, foi elaborado e aplicado um questionário contendo questões sobre as repercussões que o ensino remoto teve no ensino-aprendizagem nos alunos do Campus. Após o recebimento e posterior análise dos questionários, identificamos que a maioria dos alunos apresentaram dificuldades de concentração, acesso à internet e dificuldade na aprendizagem para compreender o conteúdo passado pelos professores.

Palavras-chave


covid-19; educação; ensino remoto; ensino-aprendizagem

Texto completo: PDF