Conferências do IFSP, 12º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA ATIVIDADES EDUCACIONAIS SOBRE FILOSOFIA DA MENTE E COMPUTAÇÃO
Larissy Santos da Silva, Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Última alteração: 2021-09-24

Resumo


Este trabalho busca investigar as interligações existentes entre as áreas da computação e da filosofia da mente, assim como as possíveis aplicações desses conhecimentos em atividades educacionais e de divulgação científica. Será analisado o dinamismo existente no campo da filosofia da mente no que diz respeito à sua relação a computação, especificamente com a Inteligência Artificial, que em sua forma atual é uma parte essencial do nosso mundo, o que torna essa área do conhecimento de grande importância para nossas vidas diárias e para a sociedade como um todo. O intuito dessa pesquisa é aprofundar o conhecimento acerca das áreas investigadas, bem como propor e implementar ações educacionais na área da divulgação da ciência, fundamentadas nas obras selecionadas pela revisão bibliográfica feita. A realização de atividades de divulgação científica sobre os temas centrais desta pesquisa possibilitará que sejam investigados os seus impactos educacionais no que diz respeito à compreensão acerca dos problemas científicos, tecnológicos e filosóficos envolvidos com o desenvolvimento cada vez mais acelerado da área da computação. Será possível também conhecer melhor as concepções e opiniões dos participantes dessas ações, por meio de questionários no formato de “Formulários Google” disponibilizados para eles pelo chat da transmissão pelo YouTube.

Palavras-chave


inteligência artificial; consciência; teste de Turing; audiovisual

Texto completo: PDF