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REDUCIONISMO E EMERGÊNCIA COMO TEMAS CENTRAIS EM ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Última alteração: 2021-09-28
Resumo
O presente trabalho busca investigar os significados dos conceitos de reducionismo e emergência dentro do campo científico e como esse conhecimento pode colaborar para atividades de educação e divulgação científica. O debate em torno dessa dualidade gerou defensores de ambos os lados, principalmente a partir dos anos 1970. Entretanto, a sua natureza filosófica não limita a discussão ao âmbito acadêmico. Assim, é importante explorar a possibilidade de se usar os desdobramentos dessa questão como temas centrais em ações educacionais, como seminários, palestras, sequências didáticas para serem executadas em sala de aula e conferências, sejam elas presenciais ou remotas. Os artigos e livros utilizados na revisão bibliográfica da pesquisa foram obtidos pelo uso de determinados descritores no site de busca “Google Scholar”. A leitura e o fichamento de obras da literatura científica de referência obtidas por este modo agregaram conhecimentos importantes para a fundamentação teórica deste estudo e que serão fulcrais para as atividades de divulgação científica planejadas para ocorrer no âmbito dessa pesquisa. Um enfoque especial deste trabalho ocorre para as questões da emergência da vida e da consciência, temas de fronteira da ciência que podem ser utilizados de forma produtiva em atividades educacionais
Palavras-chave
analogia; teoria final; leis fundamentais; teoria do conhecimento; unificação
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