Última alteração: 2021-10-07
Resumo
O turismo vinha mostrando um crescimento considerável nos últimos anos em diversos países, inclusive no Brasil, onde passou a ter uma grande representação na movimentação econômica, impulsionando a empregabilidade em vários setores, principalmente no de agências de viagens, sendo produtos e serviços dependentes de pessoas. Entretanto, devido à pandemia da COVID-19, as agências foram fortemente atingidas em decorrência da paralisação de funcionamento, por conta de decretos dos governantes estaduais e municipais. Levando em consideração essa paralisação obrigatória, a presente pesquisa tem por objetivo geral compreender como as agências de turismo das cidades de Cubatão e São Vicente aplicaram inovações em seus negócios devido ao período pandêmico. A pesquisa apresenta-se ser exploratória e descritiva a partir da coleta de informações e análise de dados secundários com consulta ao Cadastur, webpages, Site oficial, Facebook, Instagram e Twitter das agências. Como resultados, pode-se identificar a relação entre a adoção de inovações e a conexão com o virtual, sendo a principal ferramenta utilizada pelas agências que apresentaram inovações. O que permite concluir que a utilização da web auxilia na visibilidade das agências, refletindo na adoção e aplicação de inovações. Essa pesquisa faz parte do NESPNI (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Negócios Internacionais).