Conferências do IFSP, 12º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
PERFIL E COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR DE CAFÉ
Raiane Silva Rocha, GILSON ROGERIO MARCOMINI

Última alteração: 2021-09-28

Resumo


Dentro do mercado mundial de café, o Brasil tradicionalmente assume a posição de maior produtor e exportador, com cerca de 50 milhões de sacas de café verde em 2,3 milhões de hectares, e o 2º lugar dentre os países que mais consomem o grão. Os produtores sustentam seu constante ciclo de investimento em qualidade, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, colhendo um volume recorde na safra de 2020. Diante disso, torna-se fundamental o estudo do comportamento de compra dos consumidores de café. Deste modo, esse estudo busca entender o perfil e comportamento de compra do consumidor de café, visando ao entendimento dos motivos conscientes e subconscientes que o levam a comprar uma determinada marca, a quantidade consumida, a relação cultural e econômica na escolha, os métodos e hábitos dessa bebida. Os resultados mostraram que o consumo de café é abrangente e praticamente todos os respondentes têm o hábito de consumir o produto, com preferência em tomar café preparado em coador e em casa. Outro aspecto surpreendente é o maior consumo entre jovens e o baixo consumo de café gourmet.


Palavras-chave


Mercado. Consumo. Marcas. Produção. Tendência

Texto completo: PDF