Conferências do IFSP, 12º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
O IMPACTO DO CENTRO DE LÍNGUAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Giovanna Targas, Rozangela Nogueira Moraes

Última alteração: 2021-10-25

Resumo


RESUMO: O presente estudo apresenta resultados do projeto de iniciação científica intitulado “O Impacto do Centro de Línguas na formação inicial de professores”, cujo objetivo foi o de observar se a experiência desses professores em formação inicial, ao atuarem como docentes junto ao centro de línguas, em pelo menos um período de sua graduação, causou impactos em seu processo formativo, assim como se colaborou positivamente para a sua prática pedagógica. O estudo fundamentou-se a partir de um levantamento bibliográfico a respeito da formação inicial para a docência, assim como sobre as possíveis contribuições de Centros de Línguas para essa formação, com vistas a se comprovar se há diferenças significativas entre a teoria e a prática na formação docente.  Assim, os procedimentos metodológicos pautaram-se na coleta de dados, por meio da aplicação de um questionário a alunos da Licenciatura em Letras, que atuam, ou já atuaram, como voluntários ou bolsistas junto ao Centro de Línguas como professores, tanto na área de língua inglesa ou portuguesa.  Os resultados, ainda que preliminares, evidenciaram que os alunos foram impactados positivamente em seu processo formativo devido a experiência de atuação junto ao centro de Línguas.

 


Palavras-chave


PALAVRAS-CHAVE: centro de línguas; formação de professores; prática pedagógica; prática de ensino.

Texto completo: PDF