Conferências do IFSP, 12º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
MONITORIA DE FÍSICA NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO
Paulo Henrique Fernandes Pereira, Giovana Petean Palma, Riama Coelho Gouveia

Última alteração: 2021-09-16

Resumo


Muitos estudantes apresentam dificuldades nos componentes curriculares de Física, tanto no ensino médio quanto na graduação; durante a pandemia do novo coronavírus, com o ensino emergencial remoto, essas dificuldades se agravaram. Os programas de monitoria têm como objetivo contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da disciplina, reduzindo as reprovações e desistências. No ensino emergencial remoto foi necessário desenvolver novos métodos e técnicas para a realização das atividades da monitoria de Física no IFSP campus Sertãozinho. Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas das atividades desenvolvidas e discutir os resultados obtidos junto aos estudantes dos diferentes cursos da instituição. Vídeos e textos com conteúdo das várias áreas da física foram disponibilizados em um ambiente virtual de aprendizagem criado para a monitoria, e neste mesmo ambiente ocorreram atendimentos síncronos semanais para cada turma/disciplina. Além desse espaço foram realizados atendimentos assíncronos em diferentes plataformas, buscando atingir o maior número de discentes. Os monitores auxiliaram os estudantes na compreensão de conceitos de Física, na resolução de exercícios e trabalhos e na preparação para olimpíadas científicas.

Palavras-chave


Monitoria de física

Texto completo: PDF