Tamanho da fonte:
Análise transitória de aterramento baseada na teoria híbrida eletromagnética e de circuitos e comparação com a teoria baseada em linhas de transmissão
Última alteração: 2021-10-04
Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar o modelo de análise de aterramento baseado na teoria híbrida eletromagnética e de circuitos (HEM) e compará-lo com modelo de Linhas de transmissão (LT). Sobretensões, interrupções no fornecimento de energia, situações de riscos para seres vivos e problemas na qualidade de energia só podem ser evitados a partir de um aterramento elétrico bem projetado, que seja capaz de atenuar com segurança as correntes transitórias provenientes das descargas atmosféricas. Por se tratar de um assunto de grande importância, pesquisadores do mundo inteiro vem estudando métodos de analisar comportamento transitório de aterramentos. A partir de uma revisão bibliográfica do modelo HEM, foi possível entender os parâmetros e método utilizado pelo modelo para o estudo de aterramento, além disso, serviu para compará-lo com o modelo de Linhas de transmissão estudado no PIVICT 2020/21, onde buscou-se apresentar as vantagens e desvantagens de cada modelo, a fim de orientar qual seria indicada para cada aplicação.
Palavras-chave
aterramento elétrico; circuitos elétricos; descargas atmosféricas; linha de transmissão; teoria eletromagnética; resistividade do solo.
Texto completo:
PDF