Conferências do IFSP, 12º CONGRESSO DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
O uso do GeoGebra 3D no estudo de poliedros e suas propriedades: uma investigação com professores de matemática em formação inicial
Esther Vanessa do Nascimento Santos, William Vieira, Roberto Seidi Imafuku, Emanoel Fabiano Menezes Pereira

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


Neste artigo tem-se o objetivo de avaliar as potencialidades e limitações do uso do GeoGebra 3D e do GeoGebra Classroom nos processos de ensino e de aprendizagem de Geometria Espacial em atividades elaboradas para o Ensino Básico. Para isto, foi aplicada uma atividade de ensino sobre poliedros e suas propriedades no GeoGebra 3D, utilizando-se o GeoGebra Classroom, para 17 licenciandos em Matemática de uma instituição pública de ensino. Os Três Mundos da Matemática é o referencial teórico adotado na investigação. A análise dos protocolos indica potencialidades do uso do aplicativo nos processos de ensino e de aprendizagem dos temas abordados.


Palavras-chave


GeoGebra Classroom 3D; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Geometria Espacial; Três Mundos da Matemática.

Texto completo: PDF