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Representatividade no ensino de química através de invenções de pessoas pretas: Ação dos surfactantes presentes em xampus e condicionadores.
Última alteração: 2021-10-11
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo demonstrar maneiras de inserir a identificação e representatividade para alunos pretos no ensino de química, dando como exemplo descobertas científicas e invenções de pessoas pretas, para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico usando a base de dados google acadêmico com palavras chaves como: ensino de química, ensino de ciências, racismo estrutural, educação antirracista, surfactantes, negras na ciência, entre outras. Além disso, utilizou-se uma série de uma plataforma de streaming (Netflix), sobre a vida e descoberta de Madame C. J. Walker, cujo refinamento permitiu desenvolver a interdisciplinaridade entre os conceitos de polaridade, misturas homogêneas e heterogêneas além dos surfactantes, através de um experimento simples, rápido e de baixo custo, que demonstra a ação do xampu durante a lavagem dos cabelos, para assim explicar a necessidade da aplicação dos condicionadores. Conclui-se, então, que os temas explorados baseando-se nestas contribuições científicas, é bastante eficaz, tanto para a representatividade em sala de aula como para compreensão e apropriação dos conteúdos de química.
Palavras-chave
Racismo estrutural; polaridades; ciência; Madame C. J. Walker
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