A PRÁXIS DIALÓGICA E O HUMANISMO ROGERIANO
Dublin Core | Metadados para o PKP | Metadados do documento | |
1. | Título | Título do documento | A PRÁXIS DIALÓGICA E O HUMANISMO ROGERIANO |
2. | Autor | Nome do Autor, afiliação institucional, país | Alisson Juan Marcondes dos Santos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Polo São José dos Campos; Brasil |
3. | Assunto | Área(s) do Conhecimento | Psicologia Educacional;Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula |
3. | Assunto | Palavras-chave(s) | SUBJETIVIDADE; DIALOGICIDADE; EXPERIENCIA; EDUCAÇÃO. |
4. | Descrição | Resumo | A educação é um objeto de estudo multidisciplinar que possibilita a contribuição de diversas áreas na análise de seus fenômenos. A psicologia humanista se integra a estas reflexões a partir da compreensão do ‘eu’ no processo de ensino aprendizado. Logo, o propósito deste estudo é integrar alguns conceitos da visão do psicólogo Carl Rogers à teoria de Paulo Freire, com objetivo de elucidar o como acessar a experiência subjetiva em sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com forma de revisão integrativa, em que foram elencados conceitos de ambas as propostas. Assim, percebeu-se que a dialogicidade remete a experiência de pessoa-a-pessoa, como forma de construir a relação que baseia a educação. Por fim, conclui-se que a atitude facilitadora de desenvolvimento, proposta em Rogers, integrada a uma educação para o diálogo e a autonomia, propõe que o conhecimento é dado a partir da vivência do eu em sala de aula, portanto, fica aparente que para os autores é na experiência que se constrói a realidade. |
5. | Editora | Editora, localização | |
6. | Contribuidor | Patrocínio | |
7. | Data | (YYYY-MM-DD) | 2020-11-16 |
8. | Tipo | Situação & gênero | Documento avaliado pelos pares |
8. | Tipo | Tipo | Pesquisa qualitativa integrativa |
9. | Formato | Formato do Documento | |
10. | Identificador | Identificador Universal Único (URI) | https://ocs.ifsp.edu.br/conict/xiconict/paper/view/6918 |
11. | Fonte | Título da Revista/conferência; V. N. ano | CONICT - Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia; 11º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP |
12. | Idioma | Português=pt | pt |
13. | Relacionamento | Docs. Sups. | |
14. | Cobertura | Localização geográfica, cronológica, amostra (gênero, idade, etc.) | |
15. | Direitos | Direito autoral e permissões | Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocà-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentaçÃo inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência. |