Última alteração: 2020-11-16
Resumo
A grande onda atual de Fake News, teorias da conspiração, bolhas sociais, etc. são o reflexo da era da pós verdade, onde uma pessoa com acesso à Internet pode contaminar uma rede inteira com falsas informações e meias verdades. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é buscar embasamento bibliográfico para compreender a pós verdade e o que ela implica no ensino de Ciências. Tendo em vista o caráter de pesquisa exploratória, a pesquisa bibliográfica foi o método utilizado para desenvolver este trabalho. É fato que as tecnologias e a Internet aumentaram exponencialmente seus usuários e dessa maneira ocorreu uma democratização da informação e grande parte da população mundial possui acesso à Internet. No entanto, as redes sociais não têm filtros como tem por exemplo os jornais, as emissoras de rádio e TV, as editoras, etc. Assim, a escola/academia têm agora o desafio de liderar um movimento racional e tranquilo para se dialogar com a sociedade, para se diluir núcleos de desinformação e obscuridade científica, buscando avançar no ensino de ciências formal e não formal.