Conferências do IFSP, 11º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO IFSP

Tamanho da fonte: 
DIALOGISMO ENTRE CIÊNCIA E MÚSICA ATRAVÉS DE UMA SÉRIE EDUCATIVA
Tiago Leite Trujillano, Dayana Aparecida Brito dos Santos, Emerson Ferreira Gomes

Última alteração: 2020-11-19

Resumo


Muitos estudos relacionando cultura e ciência tem surgido nas últimas décadas. A proposta de utilizar a cultura de mídias como recurso didático está presente neste trabalho através da análise do quadro “Passarinho, que som é esse?” da série “Castelo Rá-tim-bum” da TV Cultura. A análise da série, através dos conceitos de dialogismo, foi realizada pela caracterização da série, composição dos quadros como instrumentos musicais executados e a ciência envolvida na execução dos instrumentos musicais. Após realizada a análise, verificamos que o desenvolvimento da série se baseou nas teorias construtivistas de educação, além de usarem vinte e oito instrumentos musicais durante os quadros observamos que a forma como eram tocados, e os diferentes sons que emitiam, nos davam margem para discussões da ciência envolvida como energia, vibração e timbre em cada instrumento, o que nos leva a conclusão que o quadro pode ser explorado como estímulo a curiosidade do público, contemplando o ensino de ciências em um meio cultural através da cultura de mídias e da música.

Palavras-chave


Música; Televisão; Cultura; Ciência.

Texto completo: PDF