Última alteração: 2020-11-17
Resumo
As ferramentas educacionais digitais são uma necessidade quando se fala em inovação na Educação. No entanto, o cenário imposto pela pandemia da Covid-19 fez com que as instituições de ensino acelerassem a incorporação dessas tecnologias no trabalho pedagógico. O Facebook é uma rede social abrangente e democrática, que pode ser explorada na prática educativa. Esse trabalho tem como objetivo investigar o interesse de professores em utilizar o Facebook como plataforma de ensino-aprendizagem em aulas de Ciências do Ensino Fundamental, na rede pública estadual de Sorocaba-SP. Para tal, foi realizado um Encontro Formativo virtual para 94 professores de Ciências, promovido pela Diretoria de Ensino, que teve como finalidade apresentar o Facebook como ferramenta educacional para ensino remoto, no período de aulas não presenciais. Foram aplicados dois questionários eletrônicos estruturados semiabertos, sendo um logo após o encontro e outro, após 45 dias. Como resultado, observou-se que o Facebook é uma rede social bem aceita pelos professores, revelando que a maioria pretende utilizar em suas práticas pedagógicas. Os limitadores perpassam pela falta de afinidade ou críticas pessoais ao Facebook, falta de tempo e restrições de uso por parte dos alunos, seja pela falta de internet ou de dispositivo para acesso.