Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

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LIBRASIM
Igor Andrade Ricarte, Caio Kanashiro Tavares, Joana Cruz Teixeira, Marcus Vinicius Castelo Branco Martins

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


RESUMO: O que faz reter o conhecimento?! Que processos cognitivos (SIGNIFICADOS) linguísticos envolvem a aquisição de Língua/Linguagem verbal e não-verbal? Pensando neste problema, analisado sob um prisma de sala de aula presencial, valeu-se de dados obtidos em observações de longa duração, e trabalhou-se na construção de uma solução, por um lado didático-pedagógica, e por outro, lúdica e motivadora, utilizando as TICs - uma plataforma para dispositivos móveis para ensinar Libras e Português para alunos surdos e ouvintes, o LIBRASIM. A Língua Brasileira de Sinais – Libras é a primeira língua de instrução da comunidade surda, mas muitas vezes se mostra uma carência do estudante surdo. O português, a língua majoritária do país é a segunda língua e seu aprendizado esbarra em limitações sensoriais e na diferença estrutural em relação à LIBRAS. Neste sentido, o LIBRASIM deve contribuir para o aprendizado de Libras e de Português, facilitando a inclusão e acessibilidade dos estudantes surdos na sociedade, além de ser um elemento para atender às políticas educacionais (BRASIL, 2015) e à declaração dos direitos linguísticos (UNESCO, 1996).

PALAVRAS-CHAVE: Surdo, aplicativo, computador, Celular, Android, banco de dados.


Palavras-chave


Acessibilidade

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