Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

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A educação ambiental e a permacultura nos projetos de trabalho na escola do campo: o impacto no currículo.
Juliana Gouvêa Mittitier, Bárbara Negrini Lourençon

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


A educação para a população rural está prevista com adequações necessárias às peculiaridades da vida do campo, nesta modalidade há que se observar diferentes aspectos essenciais à organização pedagógica, que é a problemática central dessa pesquisa. Ela tem como objetivo propor a adequação de um currículo que busque a integração de conteúdos de diferentes campos, rompendo com a organização disciplinar utilizando saberes e práticas sociais populares no Assentamento Bela Vista em Araraquara, interior de SP, articulada com o conhecimento científico, visando a construção de aprendizagens significativas. Além disso, busca superar os limites do modo como o currículo escolar se organiza e propor que o trabalho pedagógico seja desenvolvido por projetos a partir de temas geradores, como a Educação Ambiental, verificando e usando espaços formais e não formais de educação para a formação de atitudes sadias de alunos frente ao meio ambiente. Um método investigativo que possibilita tratar simultaneamente o contexto de observação como um cenário de intervenção socioambiental, é a pesquisa-ação. Por meio do monitoramento verifica-se a potencialidade da permacultura em alavancar alterações no currículo e na metodologia de trabalho da escola do campo.

Palavras-chave


currículo; escola do campo; organização do trabalho pedagógico; temas geradores; permacultura

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