Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: REVISÃO DE LITERATURA
Carla Cristina dos Santos, Aline Graciele Mendonça

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar pesquisas que abordam estudos sobre as Atitudes em relação à Matemática de alunos no ensino médio. Para isso, busca responder ao seguinte problema: Quais fatores influenciam nas Atitudes dos alunos do ensino médio, em relação à Matemática? Está sendo realizada pesquisa exploratória, a partir de estudo bibliográfico em periódicos de educação Matemática e banco de teses e dissertações dessa área. Tal estudo, ainda em andamento, inicia-se com levantamento da literatura acerca do conceito de Atitudes, na perspectiva da psicologia da Educação Matemática, buscando trabalhos que tenham validado e/ou aplicado alguma escala de Atitudes em relação à Matemática, analisando nesses, tanto a linha teórica adotada, quanto os resultados obtidos. Após análise das pesquisas, buscar-se-á refletir se os resultados encontrados apontam fatores que influenciam nas Atitudes dos alunos em relação à Matemática.

Palavras-chave


Educação Matemática; atitude; psicologia da educação Matemática; aprendizagem; ensino médio.

Texto completo: PDF