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ASPECTOS CULTURAIS BRASILEIROS NAS ORGANIZAÇÕES: A PRÁTICA DO JEITINHO
Última alteração: 2017-11-14
Resumo
Na sociedade brasileira há uma característica cultural identificada como jeitinho brasileiro. A literatura acadêmica aborda este aspecto de forma polêmica, uma vez que, alguns autores consideram como uma prática incorreta que vai contra as leis e normas, enquanto outros a veem como uma forma criativa de resolver determinados problemas, e também como uma flexibilidade para encarar as disfunções da burocracia. Este estudo teve por objetivo realizar uma análise crítica sobre o jeitinho brasileiro nas organizações, estas que influenciam e são influenciados pelos fatores sociais e culturais e, logo, mostrar que o grau de escolaridade não é o principal fator que combate essa prática, sendo então, considerada um problema cultural. Além disso, defende que é um costume conhecido e, muitas vezes, também praticado fora do Brasil, seja por imigrantes brasileiros ou povos de outra nacionalidade. Nesse sentido, além de identificar as características, propõe reflexões através das entrevistas fechadas com gestores nacionais, internacionais e dos resultados obtidos pela pesquisa aberta a sociedade.
Palavras-chave
Administração; empresas; cultura
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