Tamanho da fonte:
ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Última alteração: 2017-11-14
Resumo
No mês de abril de 2017, aplicou-se uma atividade intitulada “Jogo da Memória”, na Escola Estadual Ismael Iglesias. Essa intervenção foi realizada com apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid e é parte dos trabalhos/pesquisas desenvolvidas no âmbito da iniciação â docência do bolsista. No que se referente à atividade: primeiramente separou-se a sala em grupos de oito alunos e os grupos foram separados em dois trios e cada trio jogou contra o outro trio dentro do grupo de oito alunos inicial. Para cada grupo foi dado dois baralhos, um baralho continha as “perguntas” e o outro baralho continha as “respostas”, depois se espalhou o baralho das perguntas com as faces viradas para cima e o baralho das respostas com as faces viradas para baixo. O jogo consistia no trio observar uma carta “pergunta” e depois escolher uma carta “resposta” aleatória. Esta carta resposta aleatória era analisada pelos alunos para ver se poderia ser a resposta da carta “pergunta”, se os alunos falacem que era a resposta deveriam mostrar a propriedade de radiciação usada para “transformar” o valor da carta “pergunta” em carta “resposta”. Se os alunos por ventura conseguissem acertar a propriedade ficariam com a carta e poderia escolher mais uma vez. Caso contrário, passavam a vez.
Texto completo:
PDF