Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
STORIES DE LEITURAS: ENSINO DE LITERATURA E TECNOLOGIA
Alexandre Schumacher Muraro Bizotto, Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


A utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação tem sido uma grande questão do novo século e, com o intuito de analisar a inserção dessas ferramentas no ensino de literatura, o projeto “Stories de Leituras” tenta, através da função stories da rede social Instagram, observar o comportamento dos estudantes ao terem que usar dessa ferramenta para criar um diário de leitura, onde, a partir de conteúdos autorais (imagens e legendas), compartilharão com os colegas suas experiências com a obra. A extensão das aulas de literatura para o ambiente virtual permite aos alunos uma nova forma de comunicar sua opinião sobre a leitura, já que nesse ambiente não há a centralidade do professor, assim abrindo para uma nova forma de expressão, o que pode ser visto de diversas formas pelos próprios alunos.

Palavras-chave


literatura; análise de discurso; ensino médio; autoria; redes sociais

Texto completo: PDF