Última alteração: 2017-11-21
Resumo
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo, determinar a relação entre a aprendizagem e o ensino da história para podermos responder a questões como “Qual a quantidade de sites direcionados ao estudo de História em Geral, no que concerne à preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio – Enem e para Concursos Públicos? ” “ Estes sites contribuem, de alguma forma, para a aprendizagem da história como disciplina? ” “Qual é a qualidade dos temas que são tratados nestes espaços digitais? ”. Para tal análise, utilizou-se a ferramenta de busca da Web “Google”, também utilizamos os operadores de pesquisa “allinanchor”, “inanchor” e “allintitle”, o software Xenu´s Link Sleuth e o site de análise de métricas online “WebSiteOptimization.Com”. A pesquisa resultou em uma Tabela contendo um número reduzido de sites que tratam exclusivamente da disciplina de História, criados e hospedados em território nacional, escritos em língua vernácula e que não possuem fins comerciais. Indicadores como Visibilidade, Luminosidade, Tamanho dos Sites e Atualização foram determinantes para as medições dos parâmetros dos sítios eletrônicos. O resultado final foi a elaboração de um ranking no qual os sites com maior pontuação geral (dentro de uma média ponderada) foram os melhores qualificados. Esta qualificação foi fator preponderante para responder às questões iniciais deste trabalho de pesquisa.