Última alteração: 2017-11-14
Resumo
Neste trabalho discutimos apresentamos a questão do pouco uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação no Brasil e apresentamos um caminho para melhorar a situação, pois trata-se de um recurso poderoso que vem avançando sobre em todas as áreas da atividade humana e que tem muito a oferecer para a educação. A necessidade do uso intensivo das TICs no processo educativo tem grande aceitação e apesar de se ter feito e investido muito neste sentido, os recursos chegam pouco às salas de aula, sobretudo às redes públicas.
Para enfrentar este problema apresentamos uma solução utilizando a plataforma Moodle (MOODLE é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) que pode ser hospedada na nuvem ou no notebook do professor, e oferecer acesso aos alunos por meio dos dispositivos móveis como smartphones e tablets, além de computadores. Esta solução, embora não possa resolver imediatamente o problema, pode superar a questão da falta de estrutura e viabilizar o uso das TICs para muitos professores e escolas, e fomentar uma revolução nos modos de fazer educação, devagar, de baixo para cima.
Disponibilizamos no campus a solução hospedada em nuvem desde 2014 com resultados positivos, sobretudo no oferecimento de material acessível para estudantes surdos.