Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

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Teoria dos Jogos Aplicada ao Ensino Médio
Marcone Reis Sousa, Jurandi Leão Santos, Marcelo Marcos Bueno Moreno

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


Este trabalho apresenta os elementos básicos da Teoria dos Jogos e sua potencial aplicação ao Ensino Médio. A abordagem desta teoria no referido nível de ensino poderá gerar uma mudança de visão frente à Matemática que normalmente é apresentada na escola. De atividade mecânica ligada a aplicação de algoritmos desprovidos de significado para os estudantes, ela pode tornar-se desafiadora, envolvente, com sentido de ser, se os alunos forem confrontados com situações como as tratadas pela Teoria dos Jogos, tendo em vista seu caráter lógico e suas aplicações nas mais diversas áreas.  Acreditamos que auxiliará no desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, do pensamento estratégico e fortalecimento da cooperação, contribuindo com uma aprendizagem cada vez mais ativa autônoma. Além destes aspectos, a teoria integra-se bem aos conteúdos de matrizes, equação, organização de dados, mostrando aplicações e saciando um pouco das questões tantas vezes levantadas pelos alunos: por que tenho que estudar isto?

Palavras-chave


Cooperação; Ensino de Matemática; Sequência didática; Dilema dos prisioneiros.

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