Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: ONLINE VERSUS TRADICIONAIS
Carolina Rosa Silva de Lucena, Angela Antônia Biudes Gatarossa, Felipe Amélio de Lucena

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


O presente estudo analisou o comportamento dos consumidores on-line e a influência da internet na tomada de decisão de compra destes consumidores, comparando-os dos consumidores tradicionais. Para a realização do estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de comportamento dos consumidores e suas motivações. O comportamento dos consumidores foi discutido considerando quatro fatores - demográfico, internet, psicológico e características pessoais. A internet tem grande participação na divulgação de produtos e serviços, mas a necessidade de interação sensorial e falta de confiança no sistema/site faz com consumidores tradicionais prefiram as lojas físicas para efetuar suas compras. A conveniência, o fato de a internet oferecer mais opções de preços e a diversidade de produtos são bons motivos para compras online de produtos e serviços. A frequência de compra online é maior conforme a satisfação de compras passadas, aumentando a confiança dos consumidores no sistema.

Palavras-chave


consumo; internet; satisfação; tomada de decisão

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