Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Processamento digital de fala aplicado a soluções de automação
Leonardo Ferreira Lima, Fábio Lumertz Garcia, Harlei Miguel de Arruda Leite, Sarah Negreiros de Carvalho Leite

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


A Automação é uma parte muito importante do mundo em que vivemos, a cada dia que se passa vemos mais dela presentes nas nossas vidas como nas indústrias de diversas áreas para um exemplo vale-se citar a Indústria Automotiva como uma das pioneiras dessa área.Com o intuito de tornar a interação do homem com processo automatizado mais pratica decidiu-se pela fala. A principal vantagem sobre essa ferramenta é a praticidade, já que não é necessário ao utilizador entender como a bancada do controle de um processo funciona, basta a ele comandar verbalmente algo que seja desejado.

Para conseguir esse resultado decidiu-se utilizar um software de engenharia de alta performance em cálculos numéricos Matlab utilizado também por muitas empresas, inclusive as Automotivas, para efetuação de testes e simulações. Ele conta com uma programação gráfica denominada “Simulink”, o qual facilita a apresentação, visualização, testes e simulações feitas com o software, também à uma programação não gráfica que junta as linguagens C, Java e Basic e conta com a possibilidade de instalação de plug-ins e a de se ter comunicações de variados tipos como TCP/IP e UDP.

Juntamente com o uso do MATLAB optou-se pelo Arduino, uma placa de prototipagem a qual no seu modelo Uno conta com um microcontrolador Atmel Atmega 328, devido a sua facilidade de implementação ao projeto.

 


Palavras-chave


Processamento digital, Automação, Matlab.

Texto completo: PDF