Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

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ENSINO DE ARQUITETURA E URBANISMO NO MUNDO
Juliana Mayumi Miyagui, Sandra Regina Casagrande de Moraes

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


O propósito da pesquisa é levantar as propostas pedagógicas dos melhores cursos de arquitetura e urbanismo no mundo e relacioná-los aos cursos de arquitetura existentes no Brasil. A justificativa desta análise se baseia na medida em que o ensino na graduação não deve ser entendido como algo estático, dada a velocidade de transformações pelas quais a sociedade passa tanto de ordem tecnológica quanto às relativas à forma de apropriação e produção de conhecimento, e é assim que se vê a possibilidade de analisar a atual situação dos cursos de arquitetura e urbanismo oferecidos, cursos estes que no Brasil na última década chegou a dobrar (representando um total de 57,53% criados no período de 2010 até 2017). Ao mesmo tempo que ocorreu uma ascendência em números por outro lado em termos de qualidade apenas dois dos quase seiscentos cursos brasileiros fazem parte do ranking dos cem melhores do mundo, mostrando assim um panorama de como os cursos de arquitetura e urbanismo brasileiros se encontram desalinhados com a evolução apresentada dos cursos oferecidos no mundo.

Palavras-chave


Arquitetura e Urbanismo; Ensino; Qualidade de Ensino

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