Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Proposta de Utilização dos Conceitos de Robótica Educacional Para as Disciplinas de Projeto Integrador do Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio
Gabriel Távore de Arruda

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


O projeto visa o desenvolvimento de ferramentas para utilização dos conceitos de robótica educacional nas disciplinas de projeto integrador do técnico em Automação Industrial. A robótica Educacional congrega conhecimentos nas áreas de eletrônica, mecânica e programação, desta forma consegue integrar diversas disciplinas da área técnica de Automação Industrial. Adicionalmente, existe potencial para integração de disciplinas da área propedêutica como Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Física, entre outras. Este trabalho tem como objetivo apresentar as principais ferramentas para construção de robôs para que possam ser aplicados em competições robóticas. Os principais componentes de um dos robôs estudados neste trabalho são: motores elétricos de corrente continua, ponte H, placas controladoras, placas de comunicação bluetooth, sensores de refletância, rodas e estrutura mecânica.


Palavras-chave


Robótica Educacional; Metodologia de Ensino; Eletrônica; Mecânica; Programação;

Texto completo: PDF