Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

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AS REPRESENTAÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO A RESPEITO DE KARL MARX
Gabriel da Silva Sousa, Renato Kendy Hidaka

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


Uma vez que a Sociologia se tornou disciplina obrigatória no Ensino Médio, observa-se um processo de produção de materiais didáticos voltados à sua prática de ensino. Em 2012, na sua primeira participação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), constam a inscrição de 14 livros, dos quais 2 foram aprovados para serem escolhidos pelos professores da rede pública a fim de serem utilizados durante o triênio 2012-2015. Em 2015, na sua segunda participação, 13 livros foram inscritos e 6 aprovados. Por conta da publicação recente, esses materiais apenas agora começaram a receber a atenção de pesquisadores. Esta pesquisa de iniciação científica está voltada à análise de conteúdo desses materiais. O objetivo consiste em examinar o modo como os livros didáticos de Sociologia, aprovados pelo PNLD 2015, representam o pensamento de Karl Marx. Algumas questões que norteiam a investigação: os livros didáticos de Sociologia abordam o pensamento de Marx? Se sim, como o autor é representado em tais livros? A quais temáticas ele é referido? Qual é o estatuto sociológico dado às suas proposições? Faz-se referência ao seu sistema teórico ou somente a alguns conceitos? Há diferentes tratamentos nos livros ou há um consenso quanto à forma de abordagem?

 


Palavras-chave


livro didático; Karl Marx; sociologia, ensino médio

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