Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

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AS POTENCIALIDADES DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E SIMULAÇÕES HOLOGRÁFICAS NO ENSINO DE NANOCIÊNCIA
Gabriela Caliári Godoy

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


A Holografia é um dos ramos mais importantes da óptica moderna e vem sendo empregadas em aplicações científicas e tecnológicas. No que se refere as questões voltadas ao ensino, o uso da holografia articulada com as novas tecnologias da informação e comunicação se traduz com uma poderosa ferramenta de ensino. As potencialidades associadas ao uso de conceitos holográficos podem viabilizar praticas pedagógicas inovadoras na abordagem de conceitos teóricos relacionados com as diversas áreas do conhecimento. Nas ciências naturais muitos conceitos requerem um elevado grau de abstração, neste sentido esta técnica pode auxiliar em abordagens mais efetivas e assim possibilitar uma interação mais intensa e significativa com o conteúdo projetado. Neste sentido o presente trabalho apresenta contribuições acerca das potencialidades do uso de simulações holográficas no ensino de conceitos de nanociência. Metodologicamente o trabalho é fruto da articulação entre elementos relacionados a holografia e das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. As nanoestruturas utilizadas foram modeladas computacionalmente e para as projeções holográficas confeccionou-se pirâmides de acrílico. A pesquisa possui caráter exploratório e inovador e vem apresentando resultados profícuos no estabelecimento de ferramenta de ensino e aprendizagem com alto poder de ilustração e interatividade.


Palavras-chave


holografia, ferramentas de ensino-aprendizagem, NTICs, nanociência e nanotecnologia

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