Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
USO DE VIDEOAULAS DE MATEMÁTICA NOS CURSOS SUPERIORES (PRESENCIAIS) DO IFSP/CUBATÃO
Laís Soares Mulero, Anderson Yassuhiro Afuso

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


Nesse trabalho serão apresentados os resultados da última fase da pesquisa de iniciação científica, em andamento, realizada com os discentes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) câmpus Cubatão, sobre o interesse deles em videoaulas de matemática. A primeira fase contemplou a produção e aplicação de um questionário nas turmas do 1º ano do Ensino Médio e dos cursos superiores de Licenciatura em matemática, Engenharia em Automação e Controle, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Automação Industrial. Na pesquisa, foram levantadas questões acerca da relação dos alunos com videoaulas. A partir dos resultados desse questionário, trabalharemos com as turmas de Licenciatura em matemática, cujos cursos são de Cálculo II e de Fundamentos de Matemática II, e deixaremos disponíveis os vídeos em um canal no Youtube chamado “Matemática do zer0” e periodicamente o atualizaremos com novos arquivos. Na última fase do projeto faremos a avaliação do trabalho, considerando a relação dos estudantes com as videoaulas e as aulas presenciais, visto que as videoaulas servirão de material didático auxiliando os discentes nos cursos e não uma substituição das aulas presenciais.

 


Palavras-chave


Videoaula; ensino de matemática; youtube; tecnologia

Texto completo: PDF