Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
EFEITO DAS SESSÕES DE FAMILIARIZAÇÃO SOBRE OS TESTES DE VELOCIDADE E FLEXIBILIDADE EM ADOLESCENTES
Rodrigo Dias Caria de Oliveira

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito das sessões de familiarização no desempenho da velocidade e flexibilidade de adolescentes. A amostra foi composta por 15 adolescentes que realizaram testes de velocidade de 10 e 20m e flexibilidade (teste de sentar e alcançar) em três dias com intervalo de 72h entre cada sessão.  O desempenho dos adolescentes entre os dias de familiarização foi comparado por meio do teste de análise de variância para medidas repetidas, considerando a significância estatística de 5%. Não foram encontradas diferenças significativas entre os dias de familiarização em nenhum dos testes analisados: Velocidade de 10m: dia 1 = 2,04(1,38), dia  2 = 2,03(1,59) e dia 3 = 2,01(1,32)s; velocidade de 20m: dia 1 = 3,48(2,81), dia  2 = 3,52(2,70) e dia 3 = 3,49(3,33); Flexibilidade: dia 1 = 31,2(8,97), dia 2 = 31,1(11,07), dia 3 = 31,9 (9,59), todos P>0,05. Conclui-se que para os testes de flexibilidade e velocidade de 10 e 20m a realização de um dia de familiarização é suficiente para estabilização do desempenho em adolescentes.

Texto completo: PDF