Última alteração: 2017-11-14
Resumo
Partindo da ideia que a inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no currículo de Física do ensino médio é de suma importância, propõe-se, neste trabalho, uma atividade investigativa e experimental que resultará na elaboração de roteiros de experimentos, a partir de materiais de baixo custo, que poderão ser utilizados como alternativas para contextualização da Física, articulando fenômenos da FMC com algumas situações vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano. Dentre vários experimentos interessantes, este trabalho apresenta a possibilidade de abordar, no ensino médio, o conceito da expansão do universo, bem como apresentar de forma descomplicada a famosa constante de Hubble. Ao trabalhar experimentos desse tipo, os professores poderão incentivar seus alunos a investigarem o que ocorre no decorrer de sua execução e, por meio de intervenções, levá-los a expressar as suas ideias iniciais na tentativa de explicar o seu funcionamento. Com um olhar voltado, principalmente, às escolas públicas, essa articulação, vinculada à interação social em sala de aula, poderá despertar a curiosidade e a motivação dos alunos em aprenderem os conhecimentos trabalhados.