Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
A EXPANSÃO DO UNIVERSO POR MEIO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO COMO ALTERNATIVA DE INSERÇÃO DE CONCEITOS DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO
Roberta da Silva, Jurandi Leão Santos

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


Partindo da ideia que a inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no currículo de Física do ensino médio é de suma importância, propõe-se, neste trabalho, uma atividade investigativa e experimental que resultará na elaboração de roteiros de experimentos, a partir de materiais de baixo custo, que poderão ser utilizados como alternativas para contextualização da Física, articulando fenômenos da FMC com algumas situações vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano. Dentre vários experimentos interessantes, este trabalho apresenta a possibilidade de abordar, no ensino médio, o conceito da expansão do universo, bem como apresentar de forma descomplicada a famosa constante de Hubble. Ao trabalhar experimentos desse tipo, os professores poderão incentivar seus alunos a investigarem o que ocorre no decorrer de sua execução e, por meio de intervenções, levá-los a expressar as suas ideias iniciais na tentativa de explicar o seu funcionamento. Com um olhar voltado, principalmente, às escolas públicas, essa articulação, vinculada à interação social em sala de aula, poderá despertar a curiosidade e a motivação dos alunos em aprenderem os conhecimentos trabalhados.


Palavras-chave


currículo de física no ensino médio; atividade investigativa e experimental; escolas públicas.

Texto completo: PDF