Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

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Buscando as Origens da Educação Inclusiva: primeiras percepções
Evelyn Fernandes, Cecília Pereira de Andrade, Pedro Augusto Pinheiro Fantinatti

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


A Educação inclusiva é uma das missões do IFSP. Consta-se, porém, que a metodologia tradicional de educação fragmentada e classificatória é quase que a única usada na instituição. Objetiva-se apresentar o início de uma contextualização histórica das ideias e conceitos que contribuíram para construção de modelos de educação inclusiva – em especial a Aprendizagem Baseada em Projetos ou Problemas (PBL), a partir do estudo dos pensadores contemporâneos (desde o início do século XX).  Apresentam-se as percepções iniciais acerca das definições e fundamentos da educação inclusiva propostos por Freinet, Montessori, Piaget, Vygotsky, Dewey e Sartre, bem como os principais problemas enfrentados nos dias de hoje, especialmente em relação à aplicação da PBL. Fez-se uma compilação dos conceitos desenvolvidos pelos “primeiros” pensadores do século XX que, notadamente, iniciaram e ou contribuíram para a definição e disseminação de uma Educação inclusiva, emancipadora, libertadora e libertária. . Foi possível identificar as principais contribuições dos autores do início até meados do século passado que, certamente, influenciaram na construção de metodologias inclusivas que propiciam autonomia aos alunos e prezem por relações livres e democráticas, incluindo a PBL.

Palavras-chave


aprendizagem baseada em projetos ou problemas (PBL). docência. educação inclusiva. ensino-aprendizagem. escola nova.

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