Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

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Potencialidades dos jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de Biologia
Gislane Letícia Gomes Freire Chagas, Luciane Penteado Chaquime

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


Devido à contemporaneidade da educação é necessário que o papel do docente seja redefinido, abandonando a postura tradicional de transmissor e detentor do conhecimento, passando a ser o mediador que favorece a aprendizagem do aluno. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi analisar a potencialidade de jogos didáticos para o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de biologia, com a finalidade de analisar estratégias didáticas diferenciadas que pudessem descentralizar o professor e tornar o aluno o sujeito principal do processo ensino-aprendizagem. Por meio da revisão bibliográfica foi possível inferir que os artigos trazem o jogo como uma estratégia facilitadora do ensino e da aprendizagem, pois com o jogo o aluno se torna autônomo, sentindo-se seguro e apto para refletir e discutir sobre o conteúdo que estiver aprendendo e que forem abordados no seu cotidiano. No entanto, ainda há autores que confundem o conceito de lúdico e didático e acabam por usar como se tivessem o mesmo significado, quando não tem. 


Palavras-chave


Jogos didáticos; ensino-aprendizagem; ensino de biologia; ensino médio.

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