Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

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DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DIGITAL PARA USO NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO
Daimom Diego de Souza Rosa, Jonatas Bordignon, Márcio André Miranda, Mariana Saragiotto da Silva Alves

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


Buscando uma nova ferramenta de ensino para ser utilizada no ensino de biologia aplicada ao ensino médio, esse projeto tem como objetivo desenvolver um protótipo educativo baseado em simulação e gamificação para auxílio no processo de ensino- aprendizagem do conteúdo de síntese de proteínas para alunos do Ensino Médio. Até o momento foram feitos testes de experimentação no editor Blender, utilizando o framework Blend4Web. Sendo assim, iniciou-se a modelagem de estruturas do DNA que compõem os nucleotídeos, sendo elas, as bases nitrogenadas, o açúcar desoxiribose e grupo fosfato. Por fim, foi elaborado um modelo em 3D da molécula de DNA através de representações em imagens 2D, sendo posteriormente exportados para páginas HTML através do Blend4Web.

PALAVRAS-CHAVE: ferramenta interativa; modelagem 3D; biologia molecular; síntese de proteínas; Blender.


Palavras-chave


ferramenta interativa; modelagem 3D; biologia molecular; síntese de proteínas; Blender.

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