Conferências do IFSP, 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP

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O ensino da lógica de programação com uso de animação e REA
Marcia Ito Taniguti, Gislaine Cristina Micheloti Rosales

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


Alunos e profissionais de computação lidam com problemas rotineiramente e necessitam de habilidade na estruturação do pensamento a fim de encontrar as melhores soluções. O desenvolvimento do raciocínio lógico auxilia na compreensão de conceitos básicos, na verificação formal de programas e até mesmo no entendimento de conteúdos mais avançados e complexos. Nesta perspectiva, este artigo apresenta um trabalho de iniciação científica que consistiu no desenvolvimento de uma animação Stop Motion que abordou o assunto de Estrutura Condicionais no contexto da aprendizagem de algoritmos. O material desenvolvido explorou recursos de áudio, imagem e movimento a fim de favorecer estímulos visuais e auditivos. Para tanto, a metodologia de trabalho adotada dividiu-se em cinco etapas, sendo elas: (1) estudos sobre a produção de REA; (2) estudo e domínio de tecnologias para produção das animações; (3) estudo do padrão de metadados Dublin Core; (4) desenvolvimento de storyboard e protótipos da animação; (5) desenvolvimento da versão beta e disponibilização para usuários. A versão da animação obtida foi desenvolvida a partir do padrão de dados Dublin Core e possui recursos de audiodescrição e legenda para surdos e ensurdecidos, que configuram um material de acesso mais democrático. O material desenvolvido encontra-se em fase de avaliação por estudantes. Como trabalho futuro, espera-se lançar nova versão do produto incluindo janela de interpretação de Língua Brasileira de Sinais.


Palavras-chave


lógica de programação; animação stop motion; recurso educacional aberto

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