Conferências do IFSP, v. 4 (2018): IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP

Tamanho da fonte: 
Robótica como instrumento integração, uma abordagem baseada em projetos aplicada à disciplina de Projeto Integrador
Érico Pessoa Felix, Fabíola Tocchini de Figueiredo Kokumai, Nilson Roberto Inocente Junior

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


A robótica educacional tem sido usada por diversas instituições do Brasil e do mundo como uma forma de desenvolver as habilidades necessárias para o mundo do trabalho do século XXI. Este projeto implantar a robótica educacional na disciplina de Projeto Integrador do curso Técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio como instrumento de integração das diversas disciplinas e entre os estudantes. Foi utilizada metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (APB). O projeto foi desenvolvido em 3 etapas que compreendem aos três primeiros semestres do curso. Neste trabalho serão apresentados e discutidos os resultados da primeira etapa, na qual os alunos desenvolveram robôs controlado por fio e sem elementos eletrônicos para participar de uma competição. Com esse projeto objetivou-se o desenvolvimento de diversas habilidades nos alunos, não somente através da construção os protótipos, mas também com a elaboração de relatórios técnicos, vídeos e apresentações orais. Todas as ações do projeto foram documentadas pelos alunos através de um diário de bordo. Como principais resultados deste projeto obteve-se uma sistematização da metodologia proposta através do uso da Robótica Educacional e da ABP e uma maior integração entre as disciplinas do curso e entre os estudantes, familiares e comunidade externa, já que os resultados foram apresentados em evento aberto à comunidade.