Última alteração: 2019-04-05
Resumo
A ação de planejar o ensino é parte fundamental no trabalho do professor, pois é neste momento que ele define a metodologia, os conteúdos, visualiza as condições e os meios para realizá-lo. Assim, por ser o planejamento uma mediação fundamental para a docência, este estudo teve por objetivo investigar como vem ocorrendo o processo de planejamento no ambiente escolar, apresentar os seus problemas e discutir possibilidades para a elaboração de planos de ensino com mais funcionalidade. A reflexão teórica fundamentou-se em autores marxistas, especialmente na Teoria da Atividade de A. N. Leontiev, a fim de indicar uma perspectiva crítica quanto ao sentido e o significado do planejamento no trabalho do professor. A metodologia pautou-se em uma abordagem dialética e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário, diário de pesquisa e intervenções com o grupo formado por professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados com base nas categorias trabalho e atividade, às quais levaram a conclusão de que a alienação – decorrente da separação entre o sentido e o significado – traz implicações que comprometem o trabalho docente à medida que impede ações de planejar que levem a uma prática transformadora. Observou-se que os motivos que cada professor agrega na sua atividade definem o sentido do trabalho caracterizando o seu resultado para a alienação ou humanização.
Palavras-chave: Trabalho do Professor. Planejamento. Sentido e Significado.